O USO DE PODCAST COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM: O CASO THAUMACAST DROPS

Categoria: Interdisciplinar - Ensino Médio/Técnico

Votar neste projeto Gostei  433
Subcategoria: Modalidade:
EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIA Não definida
Autores: Orientadores:
Danielle das Neves Rodrigues Viâna
Luísa Rocha Abreu
Marcela Gomes Félix
RAFAEL FERREIRA TARDIN DA SILVA
William Gil Guimaraes
Escola: Cidade:
INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE - BOM JESUS Bom Jesus do Itabapoana

Resumo: O ThaumaCast é um projeto que transporta para o formato de podcast a metodologia desenvolvida ao longo dos sete anos no projeto de extensão Cineclube Debates, herdando dele objetivos como: a autonomia e o protagonismo dos estudantes por meio de espaços de fala construídos em debates sobre questões no campo da política, saúde, meio ambiente, sociedade e cultura. O ThaumaCast também visa desenvolver habilidades e competências formativas que contemplem as demandas relacionadas ao ensino-aprendizagem dos alunos como o exercício da oralidade, o estímulo à percepção crítica e a capacidade de organização de dados e ideias para o debate científico. Os episódios são produzidos, editados e disponibilizados através de aplicativos e programas gratuitos, pelos quais é possível acompanhar o desempenho e a audiência perante o público ouvinte e é aqui que encontramos uma das maiores surpresas dos resultados obtidos, pois o projeto não só integrou professores e alunos de dentro e fora do campus, como também transcendeu os limites geográficos nacionais e internacionais. Com ouvintes em mais de dezesseis estados da federação e em seis países (EUA, Alemanha, Portugal, Irlanda, Inglaterra e Suécia), o projeto superou a marca de novecentas reproduções e se destaca por promover uma comunicação que mescla pessoas de gêneros, culturas e idades diversas. Tal amplitude de abordagens se torna possível através da adaptação da metodologia do diálogo investigativo, que integra assuntos, temas e áreas do conhecimento entrelaçadas em seis linhas temáticas, dentre as quais se destaca o “ThaumaCast: Drops Semanal”, cuja produção fica por conta dos alunos do segundo ano do Curso Técnico Integrado em Química. A análise crítica de possíveis abordagens, a pesquisa científica para o embasamento dos argumentos, a apresentação e a mediação dos episódios proporcionaram o desenvolvimento de habilidades e competências que contribuíram para a aprendizagem e a vida acadêmica dos estudantes.

Poster