Resumo: Esse artigo descreve um projeto desenvolvido para a feira de Ciências de uma Escola Municipal de Barra Mansa-RJ, essa ideia surgiu a partir da observação do comportamento de um aluno diagnosticado como portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA), matriculado no 9º ano de uma escola pública do ensino regular. O número de alunos autistas incluídos em sala de aula vem aumentando de forma expressiva nos últimos anos, sua presença nesse espaço é garantida por lei, porém para alcançar uma devida inclusão dos autistas na sociedade, é importante conscientizar os neurotípicos acerca das peculiaridades deste transtorno. Almejando contribuir nesse processo, foi produzido um vídeo que busca transmitir as sensações captadas pela audição dos autistas, objetivando-se assim, sensibilizar a comunidade escolar sobre as anormalidades sensório-perceptuais com ênfase na hipersensibilidade auditiva, pois o reconhecimento das necessidades específicas dos autistas possibilitam assim, uma prática reflexiva e facilitadora do processo de socialização dos portadores do TEA na sociedade.
A FECTI, a maior feira de ciências do Estado do Rio de Janeiro, tem sido realizada pela Fundação CECIERJ desde 2005, com o apoio da FAPERJ e do CNPq/MCTI.
A feira é voltada para estudantes, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, do ensino médio ou técnico, que apresentam projetos de pesquisa desenvolvidos sob orientação de docentes de escolas, públicas ou privadas, situadas no Estado do Rio de Janeiro.
Na Mostra Virtual da FECTI, os visitantes poderão conhecer os resultados das pesquisas desenvolvidas, pelo resumo, pôster e vídeo da apresentação dos estudantes, e votar em seus projetos favoritos.
Categorias
Visite as categorias a seguir para conhecer os projetos participantes desta edição da FECTI: