AQUECIMENTO GLOBAL E IMPORTÂNCIA DOS JOGOS PARA O ENSINO APRENDIZAGEM
Categoria: Ciências no Ensino Fundamental II - 8º ano e 9º ano
Subcategoria: | Modalidade: |
---|---|
8º ANO E 9º ANO | Não definida |
Autores: | Orientadores: |
---|---|
Beatrys dos Santos Soffiate Dias Bernardo Augusto Almeida de Vasconcellos Victor Hugo Pereira Alves |
Ney Lanzellotti Dantas Mariana de Queiroz de Farias |
Escola: | Cidade: |
---|---|
E.M LEVI CARNEIRO | Niterói |
Resumo: O aquecimento global é um fenômeno natural que ocorre na Terra em determinadas épocas do período geológico. No último século, e principalmente nas últimas décadas, a situação tomou rumos distintos dos já vistos anteriormente. A temperatura tem aumentado consideravelmente, tornando a situação bastante preocupante, pois o aumento do derretimento do gelo pode causar grandes problemas. Esse processo de aquecimento é decorrente da absorção e reflexão dos raios solares que penetram na atmosfera e mantém a temperatura e os ciclos climáticos, sendo responsável então pela vida no planeta. A ação do homem intensificou esse processo natural, o ser humano tem emitido na atmosfera uma quantidade maior de gases poluentes, que impedem a reflexão dos raios solares que, por sua vez, ficam aprisionados, aumentando a temperatura, principalmente na superfície. O seguinte artigo apresenta o a importância de jogos didáticos, como ferramenta de auxílio para educadores que buscam uma forma divertida e engajadora de ensinar os seus filhos sobre sustentabilidade e aquecimento global. À medida que as condições climáticas no planeta se deterioram é imprescindível que mudanças sejam implementadas em todas as camadas da sociedade e um dos melhores caminhos para esta mudança é o ensino. Está sendo desenvolvido, um jogo de tabuleiro que faz parte de um produto-serviço, voltado para o público infanto-juvenil, que pretende ensinar a partir do entretenimento a importância da sustentabilidade e o tema aquecimento global. O jogo foi concebido a partir de pesquisas, entrevistas, estudos de caso e testes, que provaram o potencial que os jogos possuem de não ser apenas uma brincadeira, mas potencialmente uma ferramenta educadora também.