JOGO DE MEMORIZAÇÃO PARA REABILITAÇÃO DE SEQUELADOS DA COVID LONGA
Categoria: Desenvolvimento de Tecnologia - Ensino Médio/Técnico
Subcategoria: | Modalidade: |
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PROTÓTIPO | Não definida |
Autores: | Orientadores: |
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Alana Leal de Carvalho Júlya dos Santos Garcia Guilherme Conceição de Oliveira |
Cíntia Andriotto Lopes Alecsandro Nelvo Ramaldes |
Escola: | Cidade: |
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C E PROFESSORA VÂNIA DO AMARAL MATIAS EDDE | RIO DE JANEIRO |
Resumo: A Covid-19 Longa, refere-se à persistência de sintomas da doença por semanas ou meses após a infecção inicial pelo coronavírus. Diversos estudos têm identificado mais de duzentos sintomas associados, incluindo neste número problemas neurológicos como lapsos de memória e dificuldade de concentração. Estimativas da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontam que, milhões de pessoas precisarão de cuidados de saúde por sofrer da covid longa. Esses sintomas podem causar grande impacto nas atividades cotidianas e na qualidade de vida dos sequelados, levando-os a uma necessidade prolongada de cuidados médicos. Os cuidados envolvem uma abordagem multidisciplinar, com ênfase em aliviar os sintomas, melhorar a qualidade de vida e promover a recuperação dos afetados. Neste contexto, foi idealizada a construção de um jogo de memória através da robótica educacional, com o objetivo de poder incorporá-lo como uma estratégia de reabilitação cognitiva e melhorar as sequelas da Covid Longa. Assim, levando em consideração estudos que apontam o jogo como uma ferramenta de promoção de benefícios cognitivos significativos, que estimulam a plasticidade cerebral e, promovem a recuperação da funcionalidade de memorização e concentração, a capacidade de foco e a retenção de informações. Logo, contribuem para a melhora da saúde e da qualidade de vida das pessoas. Por fim, tem também a finalidade de proporcionar o acesso a um jogo automatizado com baixo custo, principalmente às pessoas de baixa renda e desta forma, promover a acessibilidade e a promoção da saúde pós-covid.