EDUCAÇÃO 4.0: UM E-BOOK SOBRE REALIDADE VIRTUAL VOLTADO AO ENSINO

Categoria: Desenvolvimento de Tecnologia - Ensino Médio/Técnico

Votar neste projeto Gostei  100
Subcategoria: Modalidade:
SOFTWARE Não definida
Autores: Orientadores:
Miguel Arthur Rodrigues Gutemberg
João Pedro Valiengo Rodrigues
FERNANDA VIDAL DE CAMPOS
Cassiana Barreto Hygino Machado
Escola: Cidade:
INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE CAMPUS AVANÇADO SÃO JOÃO DA BARRA São João da Barra

Resumo: A chamada educação 4.0 traz em discussão habilidades necessárias para formação crítica-reflexiva dos estudantes e novas ferramentas a serem empregadas no processo de ensino e de aprendizagem. Neste contexto, os dispositivos e softwares de Realidade Virtual (RV), amplamente utilizados na indústria do entretenimento, têm emergido no ambiente escolar, por ser uma tecnologia potencial para estimular a motivação dos estudantes, reduzir a abstração dos conteúdos, estimular a aprendizagem ativa e permitir o desenvolvimento de habilidades computacionais. Assim, o objetivo deste projeto foi criar um e-book contendo uma seleção de vídeos e softwares de RV para apoiar os docentes em suas atividades pedagógicas. O projeto foi desenvolvido no Laboratório de Realidade Virtual do Instituto Federal Fluminense Campus São João da Barra (IFFSJB) e consistiu em quatro etapas. Na primeira e segunda etapas, foi realizada uma pesquisa sobre vídeos e softwares gratuitos de RV, seguidas de testes para avaliar sua aplicabilidade. Na terceira etapa, foi elaborado um e-book que apresenta uma seleção de vídeos e softwares de RV voltados para o ensino, com descrições detalhadas de cada ferramenta, incluindo o conteúdo abordado e suas aplicações pedagógicas. Na quarta etapa, foi realizada uma oficina com os docentes do IFFSJB para capacitá-los em relação ao uso dos softwares selecionados. A partir deste projeto espera-se oportunizar aos professores e aos estudantes práticas de ensino e aprendizagem significativas e inovadoras, que atendam as demandas de formação profissional no contexto da educação 4.0.

Poster