Resumo: Este trabalho visa relatar a continuação do Clube de Ciências do Colégio Estadual Monteiro Lobato em Xerém, Duque de Caxias, RJ. Como bolsista do Projeto Meninas e Nanotecnologia: Ampliando Horizontes, continuamos ampliando a divulgação científica para as meninas do Colégio com Oficinas e Encontros Científicos. Abordarei as atividades realizadas, os projetos desenvolvidos e os principais aprendizados obtidos ao longo deste ano. O projeto é uma iniciativa da UFRJ, Inmetro, FAPERJ, CECIERJ e o Museu Ciência e Vida que visa promover o interesse de meninas para ciências, incentivando a investigação, o trabalho em equipe e a exploração de diferentes áreas do conhecimento científico. Promovemos uma oficina de robótica, uma aula experimental sobre eletrização e recebemos em nossa Escola a Equipe OSIRIS-Rio-UFRJ, trazendo uma palestra e atividade sobre Biologia Sintética, onde pudemos acompanhar os alunos praticando e desenvolvendo ciências. No nosso Clube de Ciência temos um espaço seguro para que as discussões ocorram de forma a fomentar um pensamento crítico e reflexivo e livre de estereótipos que promovem o preconceito de gênero em áreas profissionais.
A FECTI, a maior feira de ciências do Estado do Rio de Janeiro, tem sido realizada pela Fundação CECIERJ desde 2005, com o apoio da FAPERJ e do CNPq/MCTI.
A feira é voltada para estudantes, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, do ensino médio ou técnico, que apresentam projetos de pesquisa desenvolvidos sob orientação de docentes de escolas, públicas ou privadas, situadas no Estado do Rio de Janeiro.
Na Mostra Virtual da FECTI, os visitantes poderão conhecer os resultados das pesquisas desenvolvidas, pelo resumo, pôster e vídeo da apresentação dos estudantes, e votar em seus projetos favoritos.
Categorias
Visite as categorias a seguir para conhecer os projetos participantes desta edição da FECTI: