CULTURA MAKER E EDUCAÇÃO: MODELAGEM E IMPRESSÃO DE UM TROFÉU EM IMPRESSORA
Categoria: Desenvolvimento de Tecnologia - Ensino Médio/Técnico
Subcategoria: | Modalidade: |
---|---|
PROTÓTIPO | Não definida |
Autores: | Orientadores: |
---|---|
Camily Marques Ferreira Juliana Santos de Sá Alves Stephany de Sousa Firmino |
FABIANA CHAGAS DE ANDRADE Raphael José Elino da Silveira |
Escola: | Cidade: |
---|---|
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCOW DA FONSECA - CEFET/RJ - CAMPUS ITAGUAÍ | Itaguaí |
Resumo: O projeto “Cultura Maker em Itaguaí: Superação dos desafios educacionais pós-pandemia” foi contemplado no edital 45/2021 da Faperj. Este projeto tem como objetivo difundir a cultura do Learning by Doing como metodologia ativa de ensino, além de ser recurso para motivar os alunos a viver a escola de uma forma diferente, superando os desafios da educação no período pós-pandemia. Uma das etapas foi desenvolver um troféu para um evento maker, utilizando esta atividade como uma oportunidade de vivenciar um processo criativo e, colocando a “mão na massa”, chegar ao aprendizado. Como parte deste processo houve um convite para modelar e imprimir um troféu e medalhas de premiação para os melhores trabalhos da SEPEX 2022. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é descrever o processo de desenvolvimento técnico e criativo desses objetos. A metodologia consistiu em modelar as peças no software SolidWorks, utilizando esboços e recursos de desenho técnico e a partir de impressões teste na impressora 3D, refinar a modelagem. Como resultados, a modelagem em uma peça única se mostrou mais eficaz que as peças produzidas em partes, além de apresentar melhor acabamento.