OLHARES DOS USUÁRIOS DA PRAIA SOBRE A BIODIVERSIDADE MARINHA CARIOCA

Categoria: Ciências Biológicas e da Saúde - Ensino Médio/Técnico

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Subcategoria: Modalidade:
ECOLOGIA Não definida
Autores: Orientadores:
Maria Clara Marques dos Santos
João Pedro Vianna Donetto
Yaisa Maria de Jesus Figuêiredo
JORGE LUIZ SILVA DE LEMOS
Augusto Alves Machado
Escola: Cidade:
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA (CEFET/RJ) Rio de Janeiro

Resumo: O trabalho foi desenvolvido com 03 alunos da turma de terceiro ano de Eletrotécnica do ensino integrado de nível médio do CEFET RJ, por viabilizar um diálogo com o currículo de biologia, em que os alunos tiveram embasamento teórico em sala de aula acerca da relação homem e natureza, ciências ambientais e ecologia. Trata-se de um trabalho de pesquisa e extensão com viés para a educação ambiental, partindo da premissa que a preservação é oriunda de um conhecimento prévio, visando a consciência ambiental. O objetivo geral foi avaliar os diferentes olhares dos usuários da praia da Barra da Tijuca sobre a biodiversidade marinha presente nas ilhas costeiras do Rio de Janeiro. Metodologicamente, cumprindo categoricamente as etapas do método científico, envolveram atividades de planejamento dentro da unidade escolar e prática em campo (Praia Barra da Tijuca) para coleta de dados. Os dados obtidos por meio de questionário, foram analisados estatisticamente através do Software R e os mesmos apresentados no CEFET RJ, por meio de painel e vídeo. Dentre os resultados podemos salientar que 65% dos entrevistados souberam o que é biodiversidade e 50% dos entrevistados apresentaram interesse em programas voltados para biodiversidade marinha. A maior parte dos usuários desconheciam o quantitativo e os nomes das ilhas costeiras, 89,7% reconheceram que a ação antrópica pode impactar negativamente a biodiversidade e o esgoto foi o mais citado. Conclui-se com este trabalho que há um conhecimento parcial sobre biodiversidade, assim como, ainda há necessidade de se promover maior sensibilização do público sobre preservação ambiental. Nesse contexto, o projeto aqui apresentado, decidiu abrir as portas do oceano e levar para fora das salas de aulas e centros de pesquisa um pouco de cultura oceânica, buscando tornar o oceano conhecido e valorizado por todas e todos.

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