PLURALIDADE CULTURAL E LINGUAGENS: A FOTOGRAFIA E OS TESOUROS VIVOS.
Categoria: Ciências no Ensino Fundamental II - 6º ano e 7º ano
Subcategoria: | Modalidade: |
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6º ANO E 7º ANO | Não definida |
Autores: | Orientadores: |
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CARLOS DANIEL LOURENÇO DE ANDRADE JOÃO VITOR BEIRAL PORFÍRIO KYSSILA DOS SANTOS PIRES |
Louise Rangel Roeles MARGARETH DE OLIVEIRA NASCIMENTO |
Escola: | Cidade: |
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ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA APARECIDA | SANTO EDUARDO, CAMPOS DOS GOYTACAZES |
Resumo: Direcionados pelo do Eixo Linguagem (BNCC) e sua proposta no que se refere à diversidade e pluralidade cultural, pela proposta de inclusão social e educacional (LBI) e a realidade digital e tecnológica dos nossos alunos que tanto impacta o contexto escolar, e ainda, considerando que o uso de imagens fotográficas seja hoje, a forma mais popular de expressão e inserção social muito presentes no dia-a-dia deles, nativos digitais que são, encontrou- se fotografia, o eixo norteador do trabalho que teve como proposta, fotografar à partir de uma câmera construída com caixa de sapato, a câmera pinhole. O experimento passou por todas as etapas, desde a construção das câmeras, a preparação do Laboratório de Revelação, a manipulação dos químicos necessários para as revelações, a realização de diversas sessões de fotografias e revelações até que se chegasse ao resultado esperado, que era capturar imagens com resultado satisfatório, remontando assim, a trajetória da construção artística, científico-tecnológica, histórica e cultural da fotografia desde os primórdios até os dias atuais. Para isso, pode-se contar com a colaboração de um tesouro humano vivo. Os resultados obtidos nos levaram a conclusões acerca do variáveis como tempo de exposição à luz; quantidade luz relacionada ao tamanho e abertura do pinhole e a qualidade da luz considerando as condições do tempo com mais luz ou menos luz.