CIÊNCIA NA FOTOGRAFIA

Categoria: Interdisciplinar - Ensino Médio/Técnico

Votar neste projeto Gostei  8
Subcategoria: Modalidade:
EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIA Não definida
Autores: Orientadores:
Vitória Martins Lobo
Letícia Machado
Pedro Henrique Ávila
Sumara Perpétua de Oliveira Melo
Escola: Cidade:
COLÉGIO VERBO DIVINO Barra Mansa

Resumo: O presente trabalho apresenta a correlação entre aulas teóricas e práticas, utilizando a fotografia como um instrumento para abordagem científica. Embora a fotografia esteja muito presente no cotidiano dos estudantes, entender seu funcionamento não é uma prática comum. Os princípios do processo fotográfico podem ser sintetizados no funcionamento da câmara escura de orifício, relacionado ao processo de formação de imagens, e o princípio da fotoquímica, que nos permite compreender como as imagens podem ser registradas. Pode até não parecer, mas entre o corpo humano e uma câmera fotográfica há várias relações. O cristalino no olho funciona como uma lente convergente na câmera, que inverte a imagem. O cérebro fica responsável por interpretar o que é visto e posicionar nos locais corretos. Ambas estruturas são transparentes e possuem uma curvatura esférica, o que permite ver além do que está à frente, ampliando o campo de visão. Este trabalho faz parte da disciplina de itinerário formativo do ensino médio. O foco deste projeto foi expor para os estudantes de Ensino Médio conteúdos de maneira interdisciplinar, abordando conceitos da Química, Física e Biologia e a relação com a fotografia.

Poster