A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO POR MEIO DO USO DE PODCAST: O CASO THAUMACAS

Categoria: Interdisciplinar - Ensino Médio/Técnico

Votar neste projeto Gostei  374
Subcategoria: Modalidade:
EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIA Não definida
Autores: Orientadores:
Lavinia Soares Boschi
Victória Valim Muniz de Assis
Lays Pereira Moreira
RAFAEL FERREIRA TARDIN DA SILVA
William Gil Guimaraes
Escola: Cidade:
INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE - BOM JESUS Bom Jesus do Itabapoana

Resumo: A curricularização da extensão se apresenta como uma demanda emergente e de forte caráter integrador. Um possível caminho para sua implementação é a utilização de projetos cujo modus operandi permite uma melhor relação entre as instancias de ensino, pesquisa e extensão. O ThaumaCast é um projeto que transporta para o formato de podcast a metodologia desenvolvida ao longo dos sete anos no projeto de extensão Cineclube Debates, herdando dele objetivos como: promover a democratização do conhecimento científico, a autonomia dos estudantes por meio de espaços de fala construídos em debates sobre questões no campo da educação, saúde, meio ambiente, sociedade e cultura. O ThaumaCast propõem a utilização das possibilidades educacionais de um podcast para construir relações que envolvam os estudantes de modo a integrar conhecimentos curriculares com ações extensionistas. Os episódios são produzidos, editados e disponibilizados por meio de aplicativos e programas gratuitos, pelos quais é possível acompanhar o desempenho, o alcance e as características do público ouvinte, e é aqui que encontramos uma das maiores surpresas dos resultados obtidos, pois o projeto não só integrou professores e alunos de dentro e fora do campus, como também transcendeu os limites geográficos nacionais e internacionais. Tal amplitude de abordagens se torna possível por meio da adaptação da metodologia do diálogo investigativo, que integra assuntos, temas e áreas do conhecimento entrelaçadas em seis linhas temáticas. Enquanto resultados de maior destaque estão a produção de episódios voltados para conteúdos curriculares das disciplinas propedêuticas de História, Biologia, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Matemática. A construção dos diálogos ocorreu por meio da integração entre alunos, professores e debatedores externos, assumindo como ponto de partida conteúdos curriculares das cinco disciplinas propedêuticas selecionadas. Tal produção só foi possível graças ao uso de uma metodologia desenvolvida ao longo de sete anos de atividades extensionistas do Cineclube Debates.

Poster