A INDUSTRIALIZAÇÃO DE PARACAMBI NOS VINTE ANOS DO CENTRO DE CIÊNCIAS
Categoria: Ciências no Ensino Fundamental II - 6º ano e 7º ano
Subcategoria: | Modalidade: |
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6º ANO E 7º ANO | Não definida |
Autores: | Orientadores: |
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Beatriz de Albernaz Andrade Julienne Mello Elias Laryssa Eduarda neto Gonçalves |
jorge Vitor da Costa Eliane da Rosa Machado Ribeiro |
Escola: | Cidade: |
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ESC MUL PREFEITO HELIO FERREIRA DA SILVA | Paracambi |
Resumo: No transcorrer desses vinte anos, destaca-se o Centro de Ciências de Paracambi pelo apoio ao desenvolvimento científico entre os discentes do município. O mundo atual é dependente da tecnologia e o desenvolvimento de um país se inicia com o aprofundamento científico dos alunos, desde as primeiras séries até ao final de sua carreira acadêmica. Lembrando sempre que um aprendizado nunca termina, vivemos sempre aprendendo e neste contexto entra um fator importante: a memória. Aprende-se constantemente para alcançar um desenvolvimento intelectual, o que nos leva a valorizar a memória cultural do local onde nascemos e vivemos. Na memória cultural do país e dos habitantes de Paracambi deve ser destacada a fábrica Companhia Brasil Industrial de Paracambi, através do seu pioneirismo na fabricação têxtil, na introdução do município na industrialização, e passado o seu apogeu industrial, deve-se destacar o processo de transformação da área fabril em uma área de incentivo à cultura e ao desenvolvimento tecnológico da cidade. Para o desenvolvimento deste trabalho foi necessário dividi-lo em etapas, sendo a maior parte das etapas desenvolvidas dentro de uma escola municipal de Paracambi. A primeira atividade foi a coleta de dados sobre a memória viva dos habitantes e alunos sobre as atividades na área fabril. A segunda etapa consistiu em pesquisa de campo entre os habitantes e busca de livros e sites. A terceira parte consistiu na avaliação dos resultados obtidos, e confecção dos cadernos com as memórias, e uma folha de jornal com as principais notícias sobre o local. O objetivo do trabalho foi avaliar a memória da cidade, e analisar o impacto da fábrica do conhecimento nos habitantes mais jovens.