DESENVOLVIMENTO DE ARCOS NARRATIVOS NA CONSTRUÇÃO DE JOGOS COM BNCC

Categoria: Interdisciplinar - Ensino Médio/Técnico

Votar neste projeto Gostei  138
Subcategoria: Modalidade:
EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIA Não definida
Autores: Orientadores:
Beatriz Fernandes Gama de Lima
Michael Douglas da Silva Santos
Jéssica Oliveira Barreto da Silva
Escola: Cidade:
COLÉGIO E CURSO MATRIZ EDUCAÇÃO São João de Meriti

Resumo: Segundo o IBGE (PNAD, 2019), mais da metade dos brasileiros acima de 25 anos de idade não concluiu o ensino médio, sendo o desinteresse o segundo maior motivo de evasão escolar. Através da análise bibliográfica deste ato, a principal causa dos problemas ligados a estímulos motivacionais de estudantes se encontra no uso pertinaz das metodologias tradicionais de ensino que colocam o professor no centro do processo educativo. Dada a importância do engajamento e da motivação dos alunos dentro e fora de sala de aula, este projeto tem como principal objetivo o desenvolvimento de um jogo baseado no uso de arcos narrativos para aplicar e utilizar conceitos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). A partir da progressão de fases é possível ainda, identificar e mapear as habilidades aprendidas pelo indivíduo dentro do jogo e além disso, oferecer métodos alternativos de aprofundamento dos conceitos assimilados baseados na Teoria de Múltiplas Inteligências de Howard Gardner. Para a construção do jogo, foi definido o seu high concept e sua estrutura, assim como a correlação das atividades com as habilidades e competências da BNCC, dentro de cada arco narrativo, para então mapear o aprendizado dos jogadores. As perspectivas são, por fim, que tanto o desempenho escolar, quanto a autorrealização dos alunos nesse processo evolua, gerando uma ferramenta potencializadora para a educação.

Poster