DESENVOLVIMENTO DE PLUVIÔMETRO AUTOMATIZADO PARA O POMAR DO MARIA LETÍCIA
Categoria: Ciências no Ensino Fundamental II - 6º ano e 7º ano
Subcategoria: | Modalidade: |
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6º ANO E 7º ANO | Não definida |
Autores: | Orientadores: |
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SOPHIA DA SILVA CARVALHO BATISTA ANITTA DE CASSIA COUTO RAMOS DA SILVA JULIA VITOR BELIENY |
Rodolfo Fernandes da Cunha Rodrigues Caroline de Cássia da Silva Couto |
Escola: | Cidade: |
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C.M. PROF. MARIA LETÍCIA SANTOS CARVALHO | Macaé |
Resumo: Pesquisas de observação da natureza fazem parte de diversas habilidades a BNCC e é uma das principais ideias da educação ambiental. Tais observações demandam por vezes a correlação entre dados meteorológicos como temperatura e precipitação e as alterações no ambiente observado. Dados meteorológicos são coletados a partir de plataformas especializadas como o INMET. Ocorre que estes dados refletem dados que estão próximos a uma determinada estação meteorológica que pode distar dezenas de quilômetros de distância do local da pesquisa. No colégio municipal professora Maria Letícia Santos Carvalho são desenvolvidos projetos de pesquisa no desenvolvimento do pomar didático como o terceiro colocado na XI FECTI em 2017 com a avaliação do pH do solo. Daí a importância de se investir em montar uma estação meteorológica escolar para sustentar e dar continuidade a tais pesquisas de observação. O objetivo do trabalho é iniciar a montagem e desenvolvimento de uma estação meteorológica iniciando com o desenvolvimento de um pluviômetro automatizado. Diferente de outros projetos de montagem de estações meteorológicas escolares, a nossa será montada visando durabilidade e resistência aos fatores climáticos, a coleta de dados será automática e, por isso, é possível coletar os dados mesmo em finais de semana, recessos, feriados e férias quando não tiverem alunos na escola. Além disso, a frequência das medições poderá ser programada.