REPRESENTAÇÕES PARA ENSINAR ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Categoria: Ciências no Ensino Fundamental II - 6º ano e 7º ano

Votar neste projeto Gostei  85
Subcategoria: Modalidade:
6º ANO E 7º ANO Não definida
Autores: Orientadores:
João Rafael de Oliveira Cunha
Mauro do Nascimento dos Santos
Pedro Viana da Silva dos Santos
Elizabeth Gomes Valladares
ROGÉRIA DIONÍZIO FIRMINO
Escola: Cidade:
EM ERNESTO CHE GUEVARA MESQUITA

Resumo: A aprendizagem dos conteúdos relativos à astronomia pressupõe conhecimentos prévios que muitas vezes o aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA) não construiu devidamente visto que envolve noções para além das ciências naturais e que sem essas noções torna se muito abstrato quando apresentado tal qual os livros didáticos propõem. Somando-se as dificuldades aqui citadas deve se considerar que o cenário pós pandemia agravou a defasagem na aquisição do conhecimento escolar em todas as disciplinas e segmentos de ensino sendo mais acentuado no público da EJA, visto que se constitui de alunos com distorção idade/série e não raro ,alunos com necessidades especiais. Sendo assim, o presente trabalho busca explicitar de modo prático alguns fenômenos astronômicos que possam ser compreendidos por este público tão específico. O trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal Ernesto Che Guevara com jovens do sexto período (equivalente ao sexto ano) e transcorreu através das seguintes etapas, a seguir: levantamento prévio sobre o conteúdo proposto, pesquisa bibliográfica, oficinas de criação de modelos educativos e exposição de trabalhos na Feira Municipal da Prefeitura de Mesquita. A partir do amplo envolvimento dos alunos durante cada etapa do processo ficou demonstrado o quanto esse tipo de abordagem é eficaz e necessária em uma perspectiva de escola inclusiva com ênfase na aprendizagem significativa.

Poster