REPRESENTAÇÕES PARA ENSINAR ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Categoria: Ciências no Ensino Fundamental II - 6º ano e 7º ano
Subcategoria: | Modalidade: |
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6º ANO E 7º ANO | Não definida |
Autores: | Orientadores: |
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João Rafael de Oliveira Cunha Mauro do Nascimento dos Santos Pedro Viana da Silva dos Santos |
Elizabeth Gomes Valladares ROGÉRIA DIONÍZIO FIRMINO |
Escola: | Cidade: |
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EM ERNESTO CHE GUEVARA | MESQUITA |
Resumo: A aprendizagem dos conteúdos relativos à astronomia pressupõe conhecimentos prévios que muitas vezes o aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA) não construiu devidamente visto que envolve noções para além das ciências naturais e que sem essas noções torna se muito abstrato quando apresentado tal qual os livros didáticos propõem. Somando-se as dificuldades aqui citadas deve se considerar que o cenário pós pandemia agravou a defasagem na aquisição do conhecimento escolar em todas as disciplinas e segmentos de ensino sendo mais acentuado no público da EJA, visto que se constitui de alunos com distorção idade/série e não raro ,alunos com necessidades especiais. Sendo assim, o presente trabalho busca explicitar de modo prático alguns fenômenos astronômicos que possam ser compreendidos por este público tão específico. O trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal Ernesto Che Guevara com jovens do sexto período (equivalente ao sexto ano) e transcorreu através das seguintes etapas, a seguir: levantamento prévio sobre o conteúdo proposto, pesquisa bibliográfica, oficinas de criação de modelos educativos e exposição de trabalhos na Feira Municipal da Prefeitura de Mesquita. A partir do amplo envolvimento dos alunos durante cada etapa do processo ficou demonstrado o quanto esse tipo de abordagem é eficaz e necessária em uma perspectiva de escola inclusiva com ênfase na aprendizagem significativa.