GESTÃO DE ESTRESSE E BEM-ESTAR PSICOSSOCIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA

Categoria: Ciências Biológicas e da Saúde - Ensino Médio/Técnico

Votar neste projeto Gostei  145
Subcategoria: Modalidade:
FARMÁCIA Não definida
Autores: Orientadores:
Vitória Oliveira da Silva
Luany Gabrielle de Barros Ferreira
Marina das Neves Gomes
Fabricia Viana Fonseca
Escola: Cidade:
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO – CAMPUS RIO DE JANEIRO Rio de Janeiro

Resumo: Com a pandemia do Sars-Cov-2, fez-se necessário a adoção de protocolos como o distanciamento social. Assim, estudantes e professores tiveram de lidar com o ensino remoto, e, desse modo, tem-se os problemas psicológicos causados pelo momento pandêmico e as pressões das instituições de ensino, que podem levar ao adoecimento de discentes e docentes. Desta forma, surge a necessidade de desenvolver enfrentamento, para se obter a melhora no bem-estar. Para isso, podemos utilizar as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) que causam naturalmente a promoção da saúde. Nosso objetivo é divulgar informações sobre técnicas de autocuidado para a comunidade interna e externa do IFRJ – Rio de Janeiro, através das nossas redes sociais. E, ademais, realizar encontros online para ensinar essas técnicas, amenizando os impactos negativos causados à saúde mental. Ao total são 3 turmas, nas quais são realizados 12 encontros semanais, com a duração de 30 minutos cada. As técnicas ofertadas nos encontros serão: Escuta Acolhedora; Respiração Diafragmática; Meditação com Cores; Do-in: técnica Oriental de Automassagem; Escalda-pés; Yoga; Respiração Pranayama; Aromaterapia e Escaneamento corporal. Os níveis de sintomas de depressão de alunos voluntários serão avaliados pela psicóloga antes e após a utilização dessas técnicas, através da Escala Baptista de Depressão. Vale ressaltar que esta Escala não diagnostica depressão, e sim indica sintomatologia. Nossas redes sociais já atingiram 610 contas. Encerramos com a primeira e com a segunda turma. Na primeira, observou-se alunos muito preocupados com produtividade, e na segunda, alunos que se anseiam mais pela saúde mental. A terceira turma encontra-se em fase de planejamento dos encontros, e acaba de encerrar as inscrições de participantes e voluntários. Os dados dos voluntários das primeiras turmas encontram-se em análise. Espera-se que a comunidade participante adquira conhecimentos sobre as PICS e a institucionalização destas, visando o autocuidado além da pandemia.

Poster