GAIA SU(STEM)TÁVEL: MENINAS PELA SUSTENTABILIDADE
Categoria: Interdisciplinar - Ensino Médio/Técnico
Subcategoria: | Modalidade: |
---|---|
CIÊNCIA E SOCIEDADE | Não definida |
Autores: | Orientadores: |
---|---|
Aline Araujo dos Santos Maria Clara Pereira Barbosa Beatriz Pulicher de Melo Silva |
Caroline Porto de Oliveira Felipe Rodrigues Martins |
Escola: | Cidade: |
---|---|
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL JUSCELINO KUBITSCHEK - ETE JK | Rio de Janeiro |
Resumo: Estudos de representações e percepções sociais apontam que as pessoas ainda associam tal atividade à figura masculina ou atribuem às mulheres atuações secundárias em atividades de laboratório e pesquisa. Atividades contextualizadas e interdisciplinares no campo das ciências exatas e da computação favorecem o processo de construção do conhecimento e fortalecem a possibilidade de ingresso e permanência das meninas nestas áreas. A realidade encontrada na Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek demonstra a disparidade na relação menina/menino. Enquanto há 51,3% de meninas matriculadas em todos os cursos do ensino médio técnico integrado, os cursos de informática e eletrotécnica possuem apenas 16,6% e 3,3% de meninas respectivamente. Com o objetivo de promover a equidade de gênero, a abordagem STEM, associada à temática da sustentabilidade, se configuram um elo potente para estimular a permanência de meninas nos cursos de informática e eletrotécnica. A partir da Abordagem Baseada em Problemas, alunas desenvolveram um aplicativo para incentivar hábitos sustentáveis e promover o empoderamento feminino. Seu legado será inspiração e estímulo para que cada vez mais meninas ingressem nos respectivos cursos, promovendo a equidade de gênero.