“SUPER JOY”: A CRIAÇÃO DE UM GAME PARA ALFABETIZAÇÃO NA PÓS-PANDEMIA

Categoria: Interdisciplinar - Ensino Médio/Técnico

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Subcategoria: Modalidade:
CIÊNCIA E SOCIEDADE Não definida
Autores: Orientadores:
Renato de Freitas Rochedo
Felipe Martins de Medeiros
Gustavo de Menezes Antunes
Luciene de Sousa Teixeira Vales
Escola: Cidade:
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Rio de Janeiro

Resumo: Este trabalho apresenta o processo de construção de um Game Educativo denominado “Super Joy”, destinado a ajudar alunos do ensino público que apresentam dificuldades para se alfabetizarem, em consequência do isolamento social ocorrido durante a pandemia de Covid-19. Esta produção é parte integrante da Pesquisa “Alfabeclicando: Reforço Escolar de Alfabetização com Uso de Games Educativos”, que está sendo desenvolvida pelo Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), vinculado à Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC) e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ), representada pela sua unidade Ginásio Experimental Tecnológico (GET) Elza Soares, com apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Trata-se de uma pesquisa qualitativa em andamento. Neste trabalho descrevemos e analisamos o processo de construção do Game “Super Joy”, pela equipe de alunos do Curso Técnico de Informática do ISERJ. Como resultados parciais, observamos que a proposta de construção de games com e para crianças tem se mostrado como uma estratégia pedagógica eficaz na elaboração de um reforço escolar que não reproduza atividades tradicionais, mas que busque oferecer a elas aprendizagens inovadoras e significativas. Embora a Pesquisa esteja em andamento, já temos alguns resultados parciais a serem apresentados: elaboração das duas diretrizes fundamentais para a criação de Games Educativos de Alfabetização na Pesquisa, que são: 1. Deve haver equilíbrio entre os aspectos pedagógicos e os aspectos técnicos nos games produzidos e 2. O processo de produção dos Games Educativos deve conter espaços de autoria para as crianças participarem de sua elaboração. Além disso, estabelecemos a metodologia de produção de Games Educativos da Pesquisa, baseada em Vilarinho e Leite (2015), Boller & Kapp (2018) e Schuytema (2008). Palavras-chave: Programação de Games. Alfabetização. Ensino Público.

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