AVALIAÇÃO DA FAUNA DO SOLO COM ESTUDANTES DO C.M. CEFFA FLORES/NF

Categoria: Ciências no Ensino Fundamental II - 6º ano e 7º ano

Votar neste projeto Gostei  358
Subcategoria: Modalidade:
6º ANO E 7º ANO Não definida
Autores: Orientadores:
Livia de Souza Gomes
Maisa Tardem Barroso
Sophia Raphael Barrozo
Maria Clara Estoducto Pinto
Escola: Cidade:
COLÉGIO MUNICIPAL CENTRO FAMILIAR DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA (CEFFA) FLORES DE NOVA FRIBURGO NOVA FRIBURGO

Resumo: O município de Nova Friburgo (RJ) possui como característica relevo montanhoso, solos pouco profundos e intemperizados, com clima propício à produção de hortaliças e flores. As unidades produtivas familiares empregam intensivamente tecnologias da agricultura industrial, como fertilizantes sintéticos concentrados e agrotóxicos. Imerso nessa realidade, está presente o Centro Familiar de Formação por Alternância (CEFFA) Flores, escola que tem como estratégia de ensino-aprendizagem a Pedagogia da Alternância, adaptada à realidade das famílias rurais. O público alvo do presente trabalho serão alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano), em sua maioria filhos de produtores de flores e hortaliças da região, que recebem formação voltada para a área técnica da agricultura. Foram realizadas na disciplina de Técnicas Agrícolas metodologias participativas relacionadas à educação em solos com alunos do 7° ano, assim como foram feitas atividades de campo, com oficina de avaliação participativa de indicadores de qualidade do solo e armadilhas de fauna do tipo TSBF e “pitfall”. Ao final do projeto, foi feita uma cartilha com os principais organismos componentes da fauna do solo encontradas nas áreas avaliadas, feita pelos próprios estudantes, que poderá ser utilizada como aporte no material didático das escolas do município, como forma de socialização acerca da importância da biologia do solo.

Poster