O USO SOCIAL DO PLUVIÔMETRO CASEIRO
Categoria: Ciências no Ensino Fundamental II - 6º ano e 7º ano
Subcategoria: | Modalidade: |
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6º ANO E 7º ANO | Não definida |
Autores: | Orientadores: |
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Henzo Miguel de Almeida Soares João Pedro Nunes Huguenin da Cunha Marllon Schueng Vieira Tavares |
Julio Silva de Pontes Samuel Teodoro Ferreira |
Escola: | Cidade: |
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UNIDADE DE TRABALHO DIFERENCIADO - ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO | Angra dos Reis |
Resumo: O alto volume de chuvas que vem atingindo o município de Angra dos Reis vem causando deslizamentos de terra, alagamentos, bloqueando estradas e vem impactando direta ou indiretamente vários moradores, trabalhadores e até mesmo o ano letivo do município. Causas que nos motivou pesquisar sobre meios e estratégias que mobilizasse a comunidade no monitoramento do volume de chuva e no alerta para a população vir a procurar os locais de apoio. O trabalho teve como objetivo principal a divulgação da importância do monitoramento dos índices de chuva pela comunidade e a divulgação de alertas quando eles atingirem um índice crítico. Foi feito uma pesquisa piloto com um grupo de 122 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental na escola dos autores deste projeto para a verificação de como as últimas chuvas afetaram ou não sua vida. No segundo momento, foi ensinado em uma turma do 5º ano do ensino fundamental a construção de um pluviômetro caseiro e um convite para que os alunos possam ser agentes mirins da defesa civil na colaboração na medição do volume de chuva e na divulgação de alertas quando ele atingirem um nível crítico. Toda pesquisa foi registrada por meio de fotos e anotações no diário de bordo. Vale ressaltar que a pesquisa não tem caráter de finalização, e sim, de promoção e divulgação para além da região aplicada, e com a proposta de verificação futura do uso de outros tipos de pluviômetros, tais como o robotizado.