Resumo: Influenciado pela tendência expansionista da busca por energia verde, o presente artigo expõe os resultados de uma pesquisa que avaliou o potencial eólico e as perspectivas para a exploração deste tipo de fonte de energia em diferentes municípios do estado do Rio de Janeiro, Brasil. Realizou-se a coleta de dados de média diária da velocidade do vento de 17 estações automáticas fornecidas pelo Instituto de Meteorologia (INMET) em um intervalo de 1 ano, de 22 de setembro de 2020 a 22 de setembro de 2021, em sequência, os cálculos das médias sazonais das estações do ano e extrapolação dos dados para 80 metros. Uníssono a velocidade mínima (cut-in) necessária para o funcionamento de grandes aerogeradores, aplicou-se um filtro de competência de 3 metros por segundo nos dados, apontando os 6 municípios do estado com recurso eólico disponível acima do valor pré-requerido para a apresentação do piso de eficiência. Comprovou-se, então, dentre as estações estudadas, o potencial notório de Arraial do Cabo na disponibilidade do recurso eólico. Dessa forma, esse estudo contribui para o planejamento da implementação de novas maneiras de aproveitamento dos ventos fluminenses, tão como para a divulgação da informação por meio dos gráficos e mapas gerados e disponibilizados no trabalho.
A FECTI, a maior feira de ciências do Estado do Rio de Janeiro, tem sido realizada pela Fundação CECIERJ desde 2005, com o apoio da FAPERJ e do CNPq/MCTI.
A feira é voltada para estudantes, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, do ensino médio ou técnico, que apresentam projetos de pesquisa desenvolvidos sob orientação de docentes de escolas, públicas ou privadas, situadas no Estado do Rio de Janeiro.
Na Mostra Virtual da FECTI, os visitantes poderão conhecer os resultados das pesquisas desenvolvidas, pelo resumo, pôster e vídeo da apresentação dos estudantes, e votar em seus projetos favoritos.
Categorias
Visite as categorias a seguir para conhecer os projetos participantes desta edição da FECTI: