CLUBE DE CIÊNCIAS COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Categoria: Interdisciplinar - Ensino Médio/Técnico
Subcategoria: | Modalidade: |
---|---|
CIÊNCIA E SOCIEDADE | Não definida |
Autores: | Orientadores: |
---|---|
Alice Lima da Silva Ângelus dos Santos Maciel Rosa João Vitor de Oliveira Guerra |
Sérgio de Souza Henrique Júnior Rosália do Nascimento Silva Henrique |
Escola: | Cidade: |
---|---|
COLÉGIO ESTADUAL PRESIDENTE KENNEDY | Belford Roxo |
Resumo: Os centros de ciências devem trazer debates científicos de forma ampla, mas também precisa dar voz a comunidade a qual o museu está inserido. Esses espaços têm como uma de suas funções contribuir para a educação científica de toda a sociedade e, sobretudo, promover inclusão social de grupos que comumente não têm acesso ao conhecimento científico. Nesse sentido, também, se propõe a investir em projetos com vistas à resolução de problemas e no engajamento da comunidade escolar, levando os sujeitos a se reconhecerem na ação e a compreenderem melhor a vida cotidiana. Com isso, no presente trabalho buscou-se, a partir da participação dos alunos do Clube de Ciências, desenvolver uma exposição em um centro de ciências em implantação, localizado em um colégio da Rede Estadual, no município de Belford Roxo. Os encontros semanais da disciplina, oferecida aos alunos da 1ª série do Ensino Médio, serviram de laboratório para desenvolvimento de materiais para compor a exposição, contamos ainda com o apoio do Espaço Ciência Interativa do IFRJ Campus Avançado Mesquita. Na primeira parte do trabalho, os experimentos foram apresentados e a teoria envolvida foi discutida de modo a capacitar os alunos a mediar a exposição. Na segunda parte foram trabalhadas questões relacionadas a estrutura do museu de ciências, identidade visual da exposição, materiais de apoio. Na terceira parte, os alunos foram convidados a apresentar os experimentos na Semana de Meio Ambiente promovida anualmente pelo Curso Técnico em Meio Ambiente oferecido na modalidade pós-médio no turno da noite no colégio. A próxima etapa será a implementação do Centro de Ciências com a exposição intitulada “Energia e Vida”. Esperamos por meio deste trabalho seja possível o aumento do engajamento científico dos alunos envolvidos no processo de desenvolvimento do Centro de Ciências e com isso promover transformações culturais, educacionais e sociais.