GESTÃO DE ESTRESSE E BEM-ESTAR PSICOSSOCIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA

Categoria: Ciências Biológicas e da Saúde - Ensino Médio/Técnico

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Subcategoria: Modalidade:
SAÚDE COLETIVA 2 - Projeto iniciado, não finalizado, com resultados parciais.
Autores: Orientadores:
Camily da Silva Agustinho
Vitória Oliveira da Silva
Marina das Neves Gomes
Fabricia Viana Fonseca
Escola: Cidade:
INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO Rio de Janeiro

Resumo: Com a pandemia do Sars-Cov-2, fez-se necessário a adoção de protocolos como o isolamento social. Assim, estudantes e professores tiveram de lidar com o ensino remoto, e, desse modo, tem-se os problemas psicológicos causados pelo momento pandêmico e as pressões das instituições de ensino, que podem levar ao adoecimento de discentes e docentes. Desta forma, surge a necessidade de desenvolver modos de enfrentamento, para se obter a melhora no bem-estar. Para isso, podemos utilizar as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) que causam naturalmente a promoção da saúde. Nosso objetivo é divulgar informações sobre técnicas de autocuidado para a comunidade interna e externa do IFRJ – Rio de Janeiro, através das nossas redes sociais. E, ademais, realizar encontros online para ensinar essas técnicas, amenizando os impactos negativos. Serão abertas 3 turmas, nas quais serão realizados 12 encontros semanais, com a duração de 30 minutos cada. As técnicas ofertadas nos encontros serão: Escuta Acolhedora; Respiração Diafragmática; Meditação com Cores; Do-in: técnica Oriental de Automassagem; Escalda-pés; Yoga; Respiração Pranayama; Aromaterapia e Escaneamento corporal. Os níveis de sintomas de depressão de alunos voluntários serão avaliados pela psicóloga antes e após a utilização dessas técnicas, através da Escala Baptista de Depressão. Vale ressaltar que esta Escala não diagnostica depressão, e sim indica sintomatologia. Nossas redes sociais já atingiram 428 contas. Encerramos com a primeira turma dos encontros e iniciamos com a segunda, que possui como convidados professores e estudantes da Universidade do Porto. Na primeira turma, observou-se alunos muito preocupados com produtividade, e na segunda, alunos que se anseiam mais pela saúde mental. Os dados dos alunos voluntários da primeira turma ainda estão em análise. Espera-se que a comunidade participante adquira conhecimentos sobre as PICS e a institucionalização destas, visando o autocuidado além da pandemia.

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