BUFFERLATOR: PRODUÇÃO DE AMBIENTE VIRTUAL E CÁLCULO DE SISTEMAS TAMPONANTES
Categoria: Interdisciplinar - Ensino Médio/Técnico
Subcategoria: | Modalidade: |
---|---|
EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIA | 2 - Projeto iniciado, não finalizado, com resultados parciais. |
Autores: | Orientadores: |
---|---|
Matheus Azevedo Lessa Isabella da Silva de Almeida |
Rafaela Francisco Lucio de Schneider Bustamante |
Escola: | Cidade: |
---|---|
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ) | Rio de Janeiro |
Resumo: Discentes de diferentes níveis de ensino, normalmente, possuem dificuldade de aprendizado quando os tópicos discutidos permeiam as disciplinas de química, matemática e biologia. Um tema que abrange as três áreas mencionadas é solução tampão, um tópico de grande aplicabilidade nas rotinas industriais e laboratoriais. Existe a tendência na memorização de fórmulas e definições, sem a preocupação de absorver os conteúdos no nível de detalhe necessário para a plena aprendizagem. A fim de minimizar deficiências na compreensão de solução tampão, o projeto propõe uma plataforma online, interativa e em português para que estudantes possam ter acesso a diversos conteúdos de química, que permeiam o tema, bem como utilizar uma calculadora, que com as informações inseridas pelo usuário, irá gerar dados de preparo de reagentes, assim como simular o efeito da adição de um ácido ou base fortes ao meio tamponado, demonstrar a influência da força iônica e da temperatura. Na criação do site (https://bufferlator.netlify.app/), utilizou-se o Visual Studio Code, com programação em três linguagens: HTML, CSS e Javascript. O site está em construção, novas funcionalidades serão ativadas e as já instaladas serão ampliadas, porém, já é possível acessar alguns conteúdos explicativos, visualizar tabelas de dados e realizar algumas contas, com a opção de visualizar a explicação dos cálculos até o valor final apresentado, como no cálculo relacionado ao tampão de ácido maleico. A apresentação do procedimento realizado por trás da tela, é um grande diferencial perante às plataformas estrangeiras existentes. Devido ao cenário da pandemia de COVID-19, a divulgação científica por meio da disponibilização de conteúdos gratuitos e de qualidade na internet, tem se tornado cada vez mais necessária. É de suma importância a criação de ferramentas de fácil acesso, onde materiais sejam apresentados didaticamente, dentro de um ambiente virtual de aprendizagem moderno, assim como o site desenvolvido no presente projeto.