ROBÓTICA E LITERATURA

Categoria: Ciências no Ensino Fundamental II - 8º ano e 9º ano

Votar neste projeto Gostei  6
Subcategoria: Modalidade:
8º ANO E 9º ANO 1 - Projeto já desenvolvido, com resultados.
Autores: Orientadores:
João Pedro Oliveira dos Santos Ramos
Kauã Jacques Mendes Martins
Helen Rezende da Rocha Marques
Darcio Otaviano Ranauro
ROBERTA FARIA DE LIMA E SILVA
Escola: Cidade:
E. M. DR. RICARDO AUGUSTO DE AZEREDO VIANNA Duque de Caxias

Resumo: O aluno do século XXI está bastante inserido nas novas tecnologias e a escola, ainda enraizada no ensino tradicional, valoriza os conteúdos e não atende às necessidades e anseios dos educandos. Os robôs estão cada vez mais presentes, auxiliando nas indústrias, hospitais, nas residências e até em pesquisas espaciais. Com o grande crescimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), especialistas vêm estudando a melhor maneira de empregar essa tecnologia nas escolas, utilizando-as de forma significativa, com uma visão aberta do mundo contemporâneo, bem como realizando um trabalho de incentivo as mais diversas experiências, pois as diversidades de situações pedagógicas permitem a reelaboração e a reconstrução do processo ensino-aprendizagem. O ensino da robótica tem um papel significativo na educação atual. Caso seja bem aplicado e explorado, estimula a curiosidade dos alunos e proporciona uma ponte para o aprendizado e desenvolvimento de novas habilidades. Alunos da escola Dr. Ricardo Augusto Azeredo Vianna, localizada em Duque de Caxias, elaborarão um texto, em um processo de produção de escrita contextualizada, utilizando como justificativa a construção das máscaras ,produzidas nas aulas de robótica. Desse modo, os alunos vivenciarão uma experiência pautada não Só pela transversalidade como também pelo exercício da escrita significativa no exercício pleno de inúmeras linguagens. O processo de construção intenciona a sua divulgação na comunidade escolar como também a exposição no site da Secretaria de Educação.

Poster