BIOINFORMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: APP PARA O ENSINO DE GENÉTICA MOLECULAR
Categoria: Desenvolvimento de Tecnologia - Ensino Médio/Técnico
Subcategoria: | Modalidade: |
---|---|
SOFTWARE | Não definida |
Autores: | Orientadores: |
---|---|
Pedro Rebello de Morais Renan Luiz dos Santos Nascimento Ana Luiza Nogueira de Oliveira Pires |
Anna Carolina de Oliveira Mendes |
Escola: | Cidade: |
---|---|
FUNDAÇÃO OSORIO | Rio de Janeiro |
Resumo: Genética e Evolução são vistas como um campo central da Biologia, posto que seus conteúdos transpassam diversas áreas. Por isso, o tema deve contribuir para a formação de um pensamento crítico. Nesse cenário, o objetivo do presente estudo foi elaborar um aplicativo de Bioinformática para alicerçar estratégias didáticas em aulas de Genética e Evolução no Ensino Médio. A pesquisa possui caráter descritivo com abordagem qualitativa e fora realizada com a participação de onze estudantes matriculados no segundo e terceiro anos do Ensino Médio de uma escola pública federal localizada no Rio de Janeiro. Elaborou-se um aplicativo cujo nome dado foi Biology To Education, em que os processos de transcrição, tradução e alinhamento de sequências foram apresentados de forma bem intuitiva. A partir desse aplicativo foi desenvolvida uma estratégia didática com procedimentos experimentais in silico em que os alunos participantes deveriam responder a uma questão-problema proposta. Essa estratégia didática foi validada com os onze alunos da referida escola. Com os dados extraídos na etapa de validação, analisou-se a estratégia quanto à sua exequibilidade em aulas de Genética, ao passo que também fora identificado que a utilização de um aplicativo com ferramentas de Bioinformática contribui para o aprendizado de alguns temas de Genética Molecular e de Evolução, do mesmo modo que oportuniza aos alunos o contato mais estreito com a pesquisa científica, mediante a utilização de temas recorrentes na mídia.