RACIOCÍNIO MOIQUEEN - LUDICIDADE NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Categoria: Desenvolvimento de Tecnologia - Ensino Médio/Técnico

Votar neste projeto Gostei  277
Subcategoria: Modalidade:
PRODUTO FINAL Não definida
Autores: Orientadores:
Manuela Christina Soares da Silva
Jorânia Iveth Simão Domingos 21
Liz Vieira Lima
Rosiméri Corrêa França
Emanuella dos Santos Carneiro
Escola: Cidade:
C.E. MATO GROSSO Rio de Janeiro

Resumo: O presente trabalho faz parte das ações locais do projeto Meninas Olímpicas do IMPA e se refere a um jogo envolvendo matemática e programação para robótica. O jogo foi desenvolvido por meninas, incentivando-as para as áreas de ciências, engenharias, tecnologias, artes e matemática. O objetivo do jogo é explorar a ludicidade matemática, mostrando essa disciplina de maneira leve, livre das possíveis aversões, tentando transformar seus conteúdos em objetos atrativos, para que livres do medo iniciem a sua percepção em toda parte. Para esse fim, nos baseamos nos estudos de SMOLE et al (2008), FELICETTI e GIRAFFA (2008) e MOUTINHO (2019). O trabalho foi recentemente apresentado no Festival Nacional da Matemática e o grupo pode observar a importância do jogo na desmistificação da matemática para crianças, adolescentes e adultos.

Poster