RACIOCÍNIO MOIQUEEN - LUDICIDADE NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Categoria: Desenvolvimento de Tecnologia - Ensino Médio/Técnico
Subcategoria: | Modalidade: |
---|---|
PRODUTO FINAL | Não definida |
Autores: | Orientadores: |
---|---|
Manuela Christina Soares da Silva Jorânia Iveth Simão Domingos 21 Liz Vieira Lima |
Rosiméri Corrêa França Emanuella dos Santos Carneiro |
Escola: | Cidade: |
---|---|
C.E. MATO GROSSO | Rio de Janeiro |
Resumo: O presente trabalho faz parte das ações locais do projeto Meninas Olímpicas do IMPA e se refere a um jogo envolvendo matemática e programação para robótica. O jogo foi desenvolvido por meninas, incentivando-as para as áreas de ciências, engenharias, tecnologias, artes e matemática. O objetivo do jogo é explorar a ludicidade matemática, mostrando essa disciplina de maneira leve, livre das possíveis aversões, tentando transformar seus conteúdos em objetos atrativos, para que livres do medo iniciem a sua percepção em toda parte. Para esse fim, nos baseamos nos estudos de SMOLE et al (2008), FELICETTI e GIRAFFA (2008) e MOUTINHO (2019). O trabalho foi recentemente apresentado no Festival Nacional da Matemática e o grupo pode observar a importância do jogo na desmistificação da matemática para crianças, adolescentes e adultos.