TECNOFIGHT: JOGO DIGITAL PARA EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
Categoria: Interdisciplinar - Ensino Médio/Técnico
Subcategoria: | Modalidade: |
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EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIA | Não definida |
Autores: | Orientadores: |
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Ana Flávia Vaz Oakes Gustavo Assis Macedo Henrique Almeida Ligurgo |
MAGNO DE OLIVEIRA SILVA Bruno Cesar Cayres |
Escola: | Cidade: |
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CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA (CEFET/RJ), UNED ITAGUAÍ | Itaguaí |
Resumo: A iniciativa Tecnofight é um projeto voltado para alunos do ensino técnico, com o objetivo de integrar matemática, pensamento computacional e comunicação por meio do desenvolvimento de um jogo digital educativo. O projeto visa promover a conscientização sobre problemas que levam a acidentes de trânsito, utilizando a plataforma GDevelop para sua criação. A metodologia aplicada foi a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), proporcionando aos estudantes a oportunidade de adquirir conhecimentos práticos ao resolverem problemas reais, além de incentivar o trabalho colaborativo, o pensamento computacional e a criatividade. Etapas e resultados iniciais do projeto foram apresentados e testados na Feira Maker, promovida pelo Cefet/RJ, campus Itaguaí. Entre os principais resultados estão um protótipo do jogo, regras definidas e personagens desenvolvidos. Os dados indicam a efetiva integração entre diversas disciplinas e a aplicação prática de conhecimentos técnicos pelos discentes.