RELÓGIO INTERATIVO: CONECTANDO PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA FALA A ALEXA

Categoria: Desenvolvimento de Tecnologia - Ensino Médio/Técnico

Votar neste projeto Gostei  12
Subcategoria: Modalidade:
PROTÓTIPO Não definida
Autores: Orientadores:
Julia Christina Santana dos Santos
João Vitor Quintanilha da Silva Sousa
Altair Martins dos Santos
Escola: Cidade:
ESCOLA TÈCNICA ESTADUAL HENRIQUE LAGE Niterói

Resumo: Nos últimos anos, o anseio por praticidade na vida cotidiana tem sido observado através do aumento crescente nas buscas por tecnologias para otimizar tarefas domésticas simples e complexas. As assistentes virtuais, que surgiram como solução a essa procura, são ferramentas práticas que automatizam tarefas habituais, como gerenciar dispositivos em casa. O interesse dos brasileiros por esses aparelhos gerou um aumento significativo no mercado de marcas famosas. Todavia, ressalta-se que o dispositivo requer o uso de comandos de voz e a inclusão daqueles com problemas de fala é considerada de maneira superficial. Isso é preocupante devido ao fato de que, de acordo com estudos recentes, cerca de 10% da população global se enquadra nesse grupo. Nela podemos mencionar indivíduos com apraxia da fala, deficiência auditiva e outras condições que impactam a habilidade de se comunicar verbalmente na modalidade oral. Com o intuito de facilitar a comunicação entre o público em questão e as assistentes virtuais, surgiu a ideia do projeto. Ele consiste em dois módulos: um relógio, usado no pulso, e um receptor, posicionado próximo à assistente virtual. O relógio, equipado com sensores de toque integrados, enviará mensagens específicas para o receptor com base na sequência de toques configurada. O receptor, capaz de decodificar e transformar essas mensagens em sinais sonoros, acionará a assistente virtual para executar a tarefa correspondente. Dessa forma, busca-se ampliar a acessibilidade dessa parcela da população às inovações tecnológicas que ganham cada vez mais espaço.

Poster