O GIGANTE MICROMUNDO NAS REDES SOCIAIS

Categoria: Ciências Biológicas e da Saúde - Ensino Médio/Técnico

Votar neste projeto Gostei  28
Subcategoria: Modalidade:
MICROBIOLOGIA 1 - Projeto já desenvolvido, com resultados.
Autores: Orientadores:
Karla Magalhães Ferreira do Amaral
Maria Eduarda Cabral Trindade
Lucas Souza Muscarelli
Paula Aparecida Martins Borges Bastos
Escola: Cidade:
INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE - BOM JESUS Bom Jesus do Itabapoana

Resumo: Na sociedade vigente, as pessoas têm recorrido, cada vez mais, às redes sociais para buscar qualquer tipo de informação. Dessa forma, pesquisadores e educadores em geral vêm utilizando essas plataformas como meio para transmitir conhecimentos científicos de forma acessível e pedagógica. O projeto objetiva popularizar a ciência com foco na microbiologia, ajudando os indivíduos a construir conhecimento acerca dessa área tão abstrata para muitos. Busca-se explorar as redes sociais (Facebook, Youtube, Instagram, Tik Tok e blog), por meio de conceitos textuais ou audiovisuais, com postagens semanais e interação com os seguidores, através do perfil "Desvendando a Microbiologia". Todo conteúdo preparado é primeiro explicado pela orientadora, seguido de leituras e pesquisas, e adaptação do conteúdo e postagem ao tipo de rede social. Já foram publicados diversos materiais que abordam desde temas básicos da microbiologia, até temas mais especializados, como, por exemplo, a coloração de Gram, bem como biografia de pesquisadores e cientistas relevantes para a área, e ainda criou-se um quadro intitulado “Microflix”, que faz uma interação da microbiologia com o campo cultural, com filmes e músicas. Todo o conteúdo vem sendo disponibilizado através de textos, vídeos, “lives”, quizzes e até participação em podcasts. As “lives” ocorrem mensalmente, sempre com um convidado que atue na área da microbiologia de forma direta ou indireta. Em mais de um ano de projeto, atingiu-se a marca de 1668 seguidores na plataforma Instagram. Além disso, recentemente criou-se um perfil na mídia Tik Tok, já tendo atingido 5054 visualizações nos vídeos. Visa-se atingir um maior público, assim como produzir mais conteúdos, para que mais pessoas consigam ter acesso a conhecimentos científicos. O interesse dos seguidores tem sido medido pela alta interação, sendo alguns dos temas postados sugestões do próprio público.

Poster