COMO TRABALHAR COM HORTA SEM A HORTA? MIDIATIZAÇÃO DE UMA HORTA ESCOLAR
Categoria: Interdisciplinar - Ensino Médio/Técnico
| Subcategoria: | Modalidade: | 
|---|---|
| EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIA | 2 - Projeto iniciado, não finalizado, com resultados parciais. | 
| Autores: | Orientadores: | 
|---|---|
| 
                                                                                            Rafael de Carvalho Senna Pedro Lopes Machado Giovanna do Espírito Santo Pereira  | 
                                        
                                            Juliana de Oliveira Ramadas Rodrigues Luciana Ferrari Espíndola Cabral  | 
                                    
| Escola: | Cidade: | 
|---|---|
| CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA CAMPUS MARIA DA GRAÇA | Rio de Janeiro | 
Resumo: O isolamento social em decorrência da pandemia de COVID 19 nos impôs o inusitado desafio de trabalhar com uma horta escolar sem pleno acesso ao espaço plantado para a execução das nossas atividades. Em função disso, aprimoramos as nossas mídias sociais e passamos a ter como principal objetivo promover ações de ensino de ciências, particularmente a botânica, e de educação alimentar e nutricional por meio de estratégias de divulgação científica através de um perfil no Instagram. Nossa proposta de trabalho está balizada nos conceitos de cegueira botânica, plantas alimentícias não-convencionais, divulgação científica e endereçamento. Todas as nossas postagens são elaboradas com compartilhamento de roteiro e edição das imagens e vídeos de forma participativa e nosso perfil conta com 13 categorias de postagens. Como resultados, temos mais de 3500 seguidores e estamos popularizando a ciência por meio de nossas publicações. Por fim, entendemos que nossas ações têm sido promotoras de aprendizagens também para os estudantes e profissionais envolvidos no projeto.
