DISCUSSÕES FILOSÓFICAS NA CONTEMPORANEIDADE
Categoria: Interdisciplinar - Ensino Médio/Técnico
Subcategoria: | Modalidade: |
---|---|
CIÊNCIA E SOCIEDADE | 1 - Projeto já desenvolvido, com resultados. |
Autores: | Orientadores: |
---|---|
Liz Mirra de Carvalho Rachid Bárbara Marinho da Cruz |
Carolina Orlando Carol Bastos |
Escola: | Cidade: |
---|---|
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA (CEFET/RJ) | Valença |
Resumo: Byung-Chul Han é um filósofo sul coreano que vem concentrando os seus estudos na sociedade do século XXI. Um desses trabalhos é o seu livro Sociedade do cansaço (em alemão: Müdigkeitsgesellschaft) em que o professor da Universidade de Berlim destaca que o grande “mal” do século não são mais as doenças virais, imunológicas ou cardíacas, mas as psiquiátricas, ou neuronais, como ele mesmo define. O projeto em questão foi desenvolvido no CEFET/RJ, campi Valença, em plena pandemia provocada pelo SARS-CoV-2, popularmente conhecido como covid-19. Esse teve como proposta estabelecer diálogos em plataformas digitais, principalmente, pela utilizada na instituição (Microsoft teams) para que as (os) integrantes pudessem se encontrar virtualmente com uma frequência semanal e com reuniões de cerca de três horas para ler e discutir a obra em questão. Essa passou a ser uma leitura crítica e comentada. Visto que os membros buscavam relacionar teoria e prática, isto é, ao ir lendo a obra, iam relacionando com as grandes questões que os incomodavam. O projeto já foi apresentado na SEPEX 2021 rendendo-nos grandes elogios sobre as temáticas que foram desenvolvidas. Os resultados não são quantitativos, mas participantes destacam que desenvolveram uma habilidade pela leitura atenta e crítica. Além disso, sinalizam que ampliaram os seus conhecimentos nos estudos filosóficos e pensaram em como pode aplicá-los na contemporaneidade. Assim, entende-se a importância dos estudos da disciplina de filosofia em um contexto em que alguns governantes e cidadãos brasileiros tendem a desvalorizá-la. O projeto em questão já explicita a necessidade desse saber para estudantes de ensino fundamental, médio, técnico e superior.