AUDIOVISUAL COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO DE UMA HORTA ESCOLAR NA PANDEMIA

Categoria: Interdisciplinar - Ensino Médio/Técnico

Votar neste projeto Gostei  42
Subcategoria: Modalidade:
EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIA 1 - Projeto já desenvolvido, com resultados.
Autores: Orientadores:
Ana Julia da Paixão Salim
Luciana Ferrari Espindola Cabral
Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho
Escola: Cidade:
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA CAMPUS MARIA DA GRAÇA Rio de Janeiro

Resumo: O artigo tem como objetivo identificar as estratégias de endereçamento e os significados preferenciais estabelecidos pelos alunos/produtores de vídeos no âmbito de uma horta escolar midiatizada. A partir de uma oficina de formação sobre produção audiovisual, foram elaborados seis vídeos pelos participantes do projeto, para fins de divulgação cientifica através do Instagram. As principais ferramentas utilizadas para produção e divulgação dos vídeos foram os Reels e o IGTV. A metodologia utilizada o estudo foi a análise fílmica francesa. Constata-se que os alunos produtores fizeram uso de estratégias de endereçamento, por meio do uso de recursos como músicas, narração, fotos, desenhos entre outros, como uma tentativa de melhor interagir com os hábitos culturais da audiência pressuposta. Observamos que em todos os vídeos existe uma preocupação em se dirigir a uma parcela da população a qual se acredita ter possui interesse por plantas alimentícias e/ou cozinhar. Por fim, salientamos a importância das mensagens existentes em cada um dos vídeos analisados, ressaltando a importância da promoção da saúde por meio da educação alimentar e nutricional.

Poster