Resumo: Atualmente, cerca de 1% de todo lixo presente no meio ambiente é oriundo de baterias e pilhas que são descartadas de maneira incorreta, sendo que 82% das pessoas desconhecem que na composição destas possui metais pesados que podem contaminar amplamente o meio ambiente.
Assim, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver um sistema sustentável para relógios de pulso a partir da utilização de filme finos termelétricos, por meio da nanotecnologia, que converte a diferença de temperatura entre o pulso humano e o meio externo em tensão elétrica, junto a um micro-circuito eletrônico original à pesquisa. Para a preparação do filme fino termoelétrico, escolheu-se o telureto de bismuto à base de antimônio e selênio como os semicondutores e o alvo de Cobre, a serem depositados, respectivamente, pela Flash Deposition e Sputtering. Ainda, avaliou-se suas propriedades intrínsecas, tais como: condutividade elétrica e térmica, coeficiente Seebeck, propriedades físico-químicas (XRD e EDX) e análises de adesão superficial do filme fino. Já para o micro-circuito eletrônico, preparou-se ele em protótipo em PCB com dimensões de 20mm x 20mm, que permite a conversão de 20 mV em 2.35V a 5V. Com posse dos métodos escolhidos, verificou-se o funcionamento pleno do micro-circuito eletrônico, comparando-se a operação de um relógio de pulso, a partir da obtenção de 5.3V e 4.1 mA. Com o filme fino termelétrico, o resultado das propriedades intrínsecas e resultados mecânicos possibilitou a aplicação deste no pulso humano, tendo-se, até mesmo, condutividade elétrica 32% maior do que já encontradas previamente, além de sua vida útil mensurada para utilização ao longo de toda vida. Finalmente, o custo do sistema sustentável elaborado ficou em R$91,06, sendo cerca de 10 a 40 vezes menor que aplicações já implementadas em macro escala.
A FECTI, a maior feira de ciências do Estado do Rio de Janeiro, tem sido realizada pela Fundação CECIERJ desde 2005, com o apoio da FAPERJ e do CNPq/MCTI.
A feira é voltada para estudantes, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, do ensino médio ou técnico, que apresentam projetos de pesquisa desenvolvidos sob orientação de docentes de escolas, públicas ou privadas, situadas no Estado do Rio de Janeiro.
Na Mostra Virtual da FECTI, os visitantes poderão conhecer os resultados das pesquisas desenvolvidas, pelo resumo, pôster e vídeo da apresentação dos estudantes, e votar em seus projetos favoritos.
Categorias
Visite as categorias a seguir para conhecer os projetos participantes desta edição da FECTI: