Resumo: A ausência de gestão de resíduos traz impactos ambientais, provocando danos ao meio ambiente, à saúde pública e a qualidade de vida da população. Quando depositados de forma errônea no meio ambiente, esses resíduos atraem animais, vetores e consequentemente, doenças aos moradores locais. O presente estudo apresenta o método de Termofílico de Leira Estática com Aeração Passiva na produção de composto orgânico a partir de resíduos da preparação de alimentos em residências e de resíduos provenientes do transporte da produção agrícola de hortícolas em caminhões distribuidores. O método permitiu destinar melhor o lixo orgânico produzido, reduzindo riscos de proliferação de doenças, fornecendo a biodegradação dos resíduos sólidos alimentares resultando e um adubo de qualidade. O período de produção foi de 4 meses, com pouca utilização de mão-de-obra e utilizando pouco espaço na propriedade. O produto produzido foi um composto com características químicas, físicas e biológicas desejáveis para a melhoria da fertilidade do solo, que pode ser utilizado como alternativa para adubação orgânica nas propriedades.
A FECTI, a maior feira de ciências do Estado do Rio de Janeiro, tem sido realizada pela Fundação CECIERJ desde 2005, com o apoio da FAPERJ e do CNPq/MCTI.
A feira é voltada para estudantes, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, do ensino médio ou técnico, que apresentam projetos de pesquisa desenvolvidos sob orientação de docentes de escolas, públicas ou privadas, situadas no Estado do Rio de Janeiro.
Na Mostra Virtual da FECTI, os visitantes poderão conhecer os resultados das pesquisas desenvolvidas, pelo resumo, pôster e vídeo da apresentação dos estudantes, e votar em seus projetos favoritos.
Categorias
Visite as categorias a seguir para conhecer os projetos participantes desta edição da FECTI: