ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM COGNIÇÃO E EMOÇÃO

Categoria: Interdisciplinar - Ensino Médio/Técnico

Votar neste projeto Gostei  213
Subcategoria: Modalidade:
CIÊNCIA E SOCIEDADE 3 - Projeto/proposta de pesquisa, sem resultados.
Autores: Orientadores:
Camila Domingos Bento da Silva
Marcely Ferreira Barros
Andressa Marinho Borges
Viviane Younes Rapozo
Luciana de Albuquerque Daltio Vialli
Escola: Cidade:
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ) Rio de Janeiro

Resumo: As emoções são respostas do nosso organismo a um determinado estímulo ambiental, e são extremamente importantes para a nossa sobrevivência. Mas mesmo essenciais para a vida, elas, muitas vezes, não são compreendidas; em alguns casos, sequer somos capazes de reconhecer as emoções que experimentamos. Os fundamentos neurais que ocorrem em seres humanos, podem ser categorizados em três estágios de processamento: um estado de emoção, que pode ser desencadeado e executado de forma inconsciente; um estado de sentimento, representado de forma inconsciente; e um estado de sentimento tornado consciente, ou seja, conhecido pelo organismo que está experimentando. A forma mais aproximada para descrever um sentimento é explicar o que queremos dizer. Para convertermos uma emoção em uma expressão, utilizamos recursos como contexto, memória, modelos mentais (metacognição), e mesmo estados não conscientes. Os estudos em linguagem têm apontado o caráter fundamental da emoção para o desenvolvimento da habilidade linguística e sua função/motivação social. Dessa forma, qual será a nossa capacidade de distinguir emoções provocadas por estímulos diversos que remetem a um sentimento? Conseguimos expressar um sentimento conhecido em palavras e conceitualizá-lo? Experiências pessoais ou características de um grupo específico, são importantes para conceituar um sentimento? Nossa ideia é que, não somente as sensações podem ser identificadas diferentemente, mas também percebidas e contextualizadas por meio de recursos diversos. A proposta multidisciplinar desse projeto é investigar mecanismos e frutos da relação entre linguagem e emoção através da avaliação de reações emocionais, percepções e da avaliação linguística dos pares alegria/tristeza e amor/ódio na comunidade do Instituto Federal do Rio de Janeiro. Para isso, vamos analisar o uso de recursos como tipos de memória, e a relevância do emprego de linguagem multimodal para engajar emocionalmente os indivíduos. Os dados linguísticos recolhidos serão analisados com base na Teoria da Metáfora e a Semântica de frames.

Poster