Resumo: Esse projeto realizado pela aluna Stefany Moura Hottz compara o uso de dois adubos, orgânico mineral e o químico. O experimento foi uma lavoura-teste de tomate onde foram plantados um total de 60 pés, divididos e separados em duas glebas com 30 pés cada. A cultura escolhida foi o tomate (Solanum lycopersicum) qualidade Mestiço. Os tomateiros de cada uma das duas glebas foram tratados com um dos dois diferentes tipos de adubos e os resultados obtidos foram levantados, analisados e avaliados. Ao final do projeto, foram comparados os frutos, o peso, a quantidade e a qualidade da lavoura e da produção de cada uma dessas duas glebas; também foi levada em consideração a folhagem da planta. O objetivo principal foi comparar e saber qual tipo de adubação foi mais viável, considerando-se qualidade e quantidade da produção final, para a cultura nessa lavoura-teste. Com os dados levantados durante todo o desenvolvimento do projeto foi possível conhecer as duas formas de adubação e concluir sobre a viabilidade de uso na região.
A FECTI, a maior feira de ciências do Estado do Rio de Janeiro, tem sido realizada pela Fundação CECIERJ desde 2005, com o apoio da FAPERJ e do CNPq/MCTI.
A feira é voltada para estudantes, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, do ensino médio ou técnico, que apresentam projetos de pesquisa desenvolvidos sob orientação de docentes de escolas, públicas ou privadas, situadas no Estado do Rio de Janeiro.
Na Mostra Virtual da FECTI, os visitantes poderão conhecer os resultados das pesquisas desenvolvidas, pelo resumo, pôster e vídeo da apresentação dos estudantes, e votar em seus projetos favoritos.
Categorias
Visite as categorias a seguir para conhecer os projetos participantes desta edição da FECTI: