AMBIENTE DE RV PARA CAPACITAÇÃO EM PRÁTICAS LABORATORIAIS SEGURAS
Categoria: Desenvolvimento de Tecnologia - Ensino Médio/Técnico
Subcategoria: | Modalidade: |
---|---|
SOFTWARE | 2 - Projeto iniciado, não finalizado, com resultados parciais. |
Autores: | Orientadores: |
---|---|
Felipe Felix Pessoa André Luís da Silva Barreto Junior Giovana Ramos Ribeiro |
Luiz Ney d'Escoffier |
Escola: | Cidade: |
---|---|
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO - IFRJ | São João de Meriti |
Resumo: O constante crescimento de epidemias e o ressurgimento de doenças erradicadas, na maioria dos países, tem provocado um movimento de reformulação de políticas e estratégias que visam o fortalecimento das políticas de biossegurança nacionais e globais. Desta forma, o Brasil e a Organização Mundial de Saúde (OMS) regulamentaram vários acordos de inovação nas áreas de saúde, controle sanitário e de práticas clínico laboratoriais. No mesmo caminho de cuidado e prevenção, a tecnologia de Realidade Virtual (RV) tem ganhado força no meio produtivo e acadêmico. Setores industriais, como a aviação, têm recorrido a ambientes imersivos de aprendizagem para qualificar pilotos e engenheiros, no sentido de minimizar acidentes com aeronaves de transporte. Assim, o projeto LABIOS3D consiste em planejar, codificar, testar e implementar um software de RV, que crie e simule um laboratório virtual de pesquisa biomédica, onde os alunos e profissionais do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) possam treinar técnicas e procedimentos de instrumentação de equipamentos, para manipulação de agentes biológicos, radioativos e químicos, de forma não contraditória as regras estabelecidas pela biossegurança. A metodologia usada foi a Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), formando uma equipe de alunos da Rede Federal de Ensino, que trabalham de forma remota e colaborativa. Atualmente, os resultados parciais contam com a construção de uma sala virtual de entrada, onde o indivíduo terá que realizar a assepsia das mãos e escolher corretamente os Equipamentos de Proteção Individuais (EPI). Assim, ao fornecer uma experiência imersiva aos seus usuários, pretende-se reforçar o processo de aquisição de conteúdo e habilidades, que ajudem na percepção dos riscos e cuidados que este tipo de ambiente ocupacional exige.