Resumo: As tartarugas marinhas compõem a megafauna marinha, com cinco espécies registradas em águas brasileiras, todas estas em alguma categoria de ameaça de extinção. Estes animais apresentam grande importância ecológica, na manutenção da estrutura trófica dos ambientes marinhos, além de serem considerados importantes bioindicadores de qualidade ambiental. Sendo assim, o objetivo principal deste projeto é analisar os dados de encalhes de quelônios (tartarugas-marinhas) em algumas praias do Estado do Rio de Janeiro, em 2020, para avaliar potenciais variações espaço temporais destes eventos de mortalidade. Para atingir este objetivo, serão utilizados os dados de acesso público do Sistema de Informação de Monitoramento da Biota Aquática (SIMBA), referentes aos PMP-BS - Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de e do PMP-BC/ES - Projeto de Monitoramento de Praias das Bacias de Campos e Espírito Santo (PMP-BC/ES). Informações sobre a distribuição espacial e temporal do encalhe destes animais, serão compiladas e tratadas, para os municípios de Rio de Janeiro, Niterói, Maricá, Saquarema, Cabo Frio e Arraial do Cabo. Espera-se que os resultados deste estudo possam servir como subsídios para ações de conservação e educação ambiental.
A FECTI, a maior feira de ciências do Estado do Rio de Janeiro, tem sido realizada pela Fundação CECIERJ desde 2005, com o apoio da FAPERJ e do CNPq/MCTI.
A feira é voltada para estudantes, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, do ensino médio ou técnico, que apresentam projetos de pesquisa desenvolvidos sob orientação de docentes de escolas, públicas ou privadas, situadas no Estado do Rio de Janeiro.
Na Mostra Virtual da FECTI, os visitantes poderão conhecer os resultados das pesquisas desenvolvidas, pelo resumo, pôster e vídeo da apresentação dos estudantes, e votar em seus projetos favoritos.
Categorias
Visite as categorias a seguir para conhecer os projetos participantes desta edição da FECTI: