2 - Projeto iniciado, não finalizado, com resultados parciais.
Autores:
Orientadores:
Emily dos Santos Silva
Gregório Kappaun Rocha
Escola:
Cidade:
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE - CAMPUS MACAÉ
MACAÉ
Resumo: Os coronavírus pertencem a uma família de vírus chamada Coronaviridae, conhecida desde a década de 1960. A causa da COVID-19 é um novo tipo de coronavírus, denominado SARS-CoV-2. As mutações no genoma viral podem ter uma relação direta com o resultado clínico, uma vez que podem alterar o comportamento viral em questão de taxas de transmissibilidade e mortalidade, de interações com o sistema imunológico do hospedeiro, de resistência a medicamentos, etc. O presente trabalho propõe investigar mutações pertinentes em diferentes proteínas de SARS-CoV-2. As sequências virais foram retiradas do GISAID – um repositório internacional de dados biológicos - e avaliadas em relação a sequência de referência hCoV-19/Wuhan/WIV04/2019. Foram identificadas algumas mutações de relevância no cenário mundial da pandemia de COVID-19, sendo feita uma análise da presença das mesmas em países da América do Sul e no Brasil. Entender a distribuição geográfica das mutações é fundamental para rastrear o avanço de novas variantes, e assim, estabelecer medidas de controle sanitário e epidemiológicas. O grande volume de informação depositada nos repositórios de sequências on-line limita a coleta e análise manual dos dados. Para isso, ferramentas de bioinformática vêm sendo amplamente utilizadas para a compreensão de tais informações em tempo hábil. Neste trabalho, também foi desenvolvido, em linguagem C, um programa de computador que pode ser empregado para otimizar a manipulação e análise dos dados obtidos.
A FECTI, a maior feira de ciências do Estado do Rio de Janeiro, tem sido realizada pela Fundação CECIERJ desde 2005, com o apoio da FAPERJ e do CNPq/MCTI.
A feira é voltada para estudantes, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, do ensino médio ou técnico, que apresentam projetos de pesquisa desenvolvidos sob orientação de docentes de escolas, públicas ou privadas, situadas no Estado do Rio de Janeiro.
Na Mostra Virtual da FECTI, os visitantes poderão conhecer os resultados das pesquisas desenvolvidas, pelo resumo, pôster e vídeo da apresentação dos estudantes, e votar em seus projetos favoritos.
Categorias
Visite as categorias a seguir para conhecer os projetos participantes desta edição da FECTI: