XADREZ PARA QUATRO PESSOAS PARA INICIANTES: UMA PROPOSTA COM O USO DE DADOS

Categoria: Ciências no Ensino Fundamental II - 8º ano e 9º ano

Votar neste projeto Gostei  8
Subcategoria: Modalidade:
8º ANO E 9º ANO 1 - Projeto já desenvolvido, com resultados.
Autores: Orientadores:
KAÍCK LENON SIQUEIRA DA VEIGA
SAMUEL VIEIRA BRAGA
RAMON DAMASCENO SANTOS SANT'ANA VICARONE
LUCIANA SIQUEIRA BADARÓ
Julio Silva de Pontes
Escola: Cidade:
UNIDADE DE TRABALHO DIFERENCIADO - ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO Angra dos Reis

Resumo: Este projeto surgiu da observação de vários jovens que já jogavam xadrez com o interesse de enfrentar seu colega, todavia enfrentava o problema de a invariância do jogo ser apenas em dupla ou problema da falta de peças para completar um outro jogo. Por meio da apresentação do trabalho na FECTI em 2019 Xadrez para iniciante: proposta com material reciclável, um dos visitantes nos apresentou da existência do xadrez para quatro pessoas já que em nosso trabalho havia algo do tipo, mas com a diferença que era para os iniciantes. Aprofundamos nosso estudo com o xadrez para quatros pessoas e adaptamos nosso trabalho para apresentação da FECTI de 2020, só que agora para os jovens que já sabiam jogar xadrez. Após a contribuição dos professores neste último encontro da FECTI, decidimos rever nosso público-alvo, e continuar a aplicar o projeto com alunos que não sabem jogar xadrez. O objetivo foi verificar como estes jogadores se adaptam para uma variante do xadrez para quatro jogadores. Desta forma, nosso objetivo principal é divulgar a prática deste jogo e contribuir para melhoria do raciocínio lógico e consequentemente, na aprendizagem da matemática. Aplicamos o projeto em uma turma do nono ano da Escola Municipal Julio Cesar Larangeiras, a qual foi bem recebido pela direção, equipe pedagógica, professores e principalmente alunos. Estamos no processo de finalização do projeto, mas, todavia, uma das coisas que nos chamou a atenção foi o interesse e envolvimento dos alunos participantes nesse projeto.

Poster