SHATURANGA: JOGO INTRODUTÓRIO AO XADREZ

Categoria: Ciências no Ensino Fundamental II - 8º ano e 9º ano

Votar neste projeto Gostei  7
Subcategoria: Modalidade:
8º ANO E 9º ANO 2 - Projeto iniciado, não finalizado, com resultados parciais.
Autores: Orientadores:
ANTHONY BERNARDO OLIVEIRA
VITOR GUILHERME DA COSTA ARÊAS
PEDRO HENRIQUE TAVARES FIRME SANTOS
Julio Silva de Pontes
Luciana Siqueira Badaró
Escola: Cidade:
UNIDADE DE TRABALHO DIFERENCIADO - ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO Angra dos Reis

Resumo: Este projeto é continuação do que foi apresentado na FECTI de 2020 na modalidade 3. Tem como o objetivo principal incentivar o interesse pela prática do xadrez e a compreensão dos movimentos de suas peças por meio do jogo Shaturanga que foi o precursor do xadrez tradicional. Mesmo que a prática do xadrez ser algo comum em várias escolas, percebemos que nem todo aluno tem acesso ao jogo devido seu alto custo, ou o baixo interesse em função de suas diversas regras. Desta forma, propomos, assim como foi ao longo da civilização indiana, promover a prática e o interesse no xadrez por meio da apresentação de um jogo inicial, que neste caso é o Shaturanga. Realizamos nossa investigação buscando uma revisão de literatura sobre este jogo e, iniciamos a aplicação do estudo de caso em uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Angra dos Reis, escola esta que fica no mesmo endereço da nossa escola de origem. O retorno presencial desta escola iniciou em agosto de 2021 com metade da turma comparecendo em cada semana. A escolha da turma se deu pelo fato, de que a mesma, possuía tempo vago no dia de nossa aula, e desta forma, pudemos iniciar o acompanhamento de um dos grupos desta turma, registrando as observações por meio de fotos e anotações no diário de bordo, além da aplicação de um questionário inicial. Porém, por conta do retorno escolar híbrido ter começado somente em agosto de 2021, o projeto ainda se encontra em fase de finalização.

Poster