DISPOSITIVO PARA DEFICIENTES VISUAIS COM O USO DO ARDUINO
Categoria: Ciências no Ensino Fundamental II - 8º ano e 9º ano
| Subcategoria: | Modalidade: | 
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| 8º ANO E 9º ANO | 1 - Projeto já desenvolvido, com resultados. | 
| Autores: | Orientadores: | 
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| Maria Luiza Silva dos Santos Ariele dos Santos Monteiro Yasmim Soares Silva | Erika de Carvalho Cabral da Silva | 
| Escola: | Cidade: | 
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| EDUCANDÁRIO SENHOR DO BONFIM | Japeri | 
Resumo: Refletindo-se sobre a importância de se incluir as necessidades especiais dentro do contexto da política educacional e da política social, foi pensado na proposta de se criar um dispositivo para ajudar na locomoção de pessoas que tem deficiência visual. A função do protótipo é orientar o usuário com relação a obstáculos em sua trajetória retilinea, pois o mesmo irá emitir um sinal sonoro sempre que houver algo a uma distância de no máximo 50 centímetros para alertá-lo. Para isso, foi utilizado o conceito de robótica educacional, utilizando o microcontrolador Arduino e alguns componentes eletrônicos. Além de se trabalhar a inclusão como função social, que propõe e estimula aos alunos a ter empatia para se observar as dificuldades que uma pessoa que não enxerga possui, o projeto também aborda conteúdos de elétrica, eletrônica e programação. O grande desafio foi compreender o funcionamento dos passos de um algoritmo e entender as condições dentro da lógica de forma remota, porque isto requer prática. Mas através da plataforma TinkerCad, foi possível fazer com que os discentes praticassem o estudo do Arduino nesse tempo de pandemia. Palavras chave: Robótica, Deficiente visual, Arduino.
